AÇÕES DE IMPACTO SOCIAL

As ações de Impacto Social do PPGCF podem ser baseadas em diversos geradores de processos e estratégias que buscam promover a sustentabilidade, a conservação e o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Alguns dos principais geradores de processos incluem:

  1. Planejamento Estratégico 2021-2024 do PPGCF

O Planejamento Estratégico institui metas de modernização e sustentação de suas linhas de pesquisas, expansão da infraestrutura necessária para execução das pesquisas e a política de credenciamento/renovação do corpo docente. Abaixo, alguns exemplos de ações que visam o impacto social:

a. Melhorar e qualificar a produção docente para estratos superiores do Qualis/Capes, incentivando docentes e discentes na publicação em periódicos em Quartis 1 e 2 (JCR, SJR);

b. Inserção na educação básica com iniciação científica com alunos da educação básica e realização de eventos de extensão em escolas da educação básica;

d. Aumentar a inserção social com Projetos Sociais envolvendo docentes e discentes, tendo como meta três projetos sociais por ano.

  1. Autoavaliação

A autoavaliação do programa é uma parte relevante para que as atividades desenvolvidas ao longo do quadriênio 2021-2024 estejam alinhadas com os critérios de avaliação da área na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).  A criação de uma Comissão está prevista para realizar a aplicação anual de questionários de autoavaliação por segmento da comunidade acadêmica.

  1. Projetos de dissertações/teses

Alinhar as principais produções intelectuais do corpo docente com as linhas de pesquisa. Os docentes permanentes devem alinhar sua pesquisa à linha de pesquisa do PPGCF na qual está inserido, bem como com seus projetos de pesquisas. Além disso, devem submeter projetos de pesquisa em agências de fomento, tendo como meta mais de 50% de docentes permanentes com projeto financiado em agências de fomento.

  1. Atividades de extensão

Atividades de transferência de conhecimento para a sociedade como: cursos e treinamentos; prestação de serviços que beneficiam a comunidade; realização de eventos de extensão em escolas da educação básica, tendo como meta três projetos sociais por ano.

 

ANÁLISE DE CANÁRIOS

Os anos de 2020, 2021 e 2022 foram atípicos e apresentaram cenários de excepcionalidades e incertezas em virtude da pandemia instaurada pela COVID-19, que levou a UFRPE a buscar formas de adaptação e atuação frente à nova realidade.

Devido à necessidade de distanciamento social, entre outras ações, vale destacar que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitiu nota em 10 de abril de 2020, autorizando a realização de disciplinas na modalidade remota, decisão que está em consonância com autorizações oriundas do MEC e CAPES. Dessa forma, algumas atividades de ensino (disciplinas) e de pesquisa (especialmente orientações e bancas de defesa) passaram a ser realizadas remotamente. Em julho de 2020, a UFRPE publicou o Plano de Funcionamento na Pandemia, o qual contemplou as atividades acadêmicas e administrativas. Para ajudar os estudantes em situação de vulnerabilidade a adquirirem equipamentos para as aulas remotas, a UFRPE ofertou o Auxílio Emergencial para Inclusão Digital.