Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF), o primeiro programa na área de Ciências Florestais oferecido no Nordeste do Brasil, completou 14 anos de atividades em agosto de 2016. O curso de mestrado foi iniciado em 2002 e o de doutorado em 2007. Ambos são credenciados pelo Conselho Federal de Educação (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25).

O PPGCF tem como área de concentração as Ciências Florestais abrangendo coerentemente as linhas de pesquisa: Ecologia e Conservação Conservação da Natureza, Manejo Florestal e Utilização de Produtos Florestais e Silvicultura. Até 31/12/2020 foram defendidas 170 dissertações e 62 teses.

Os egressos do PPGCF se encontram distribuídos em instituições públicas e privadas no Brasil e exterior, desenvolvendo, principalmente, atividades de pesquisa e ensino. Vários deles já atuam em Programas de Pós-Graduação, representando a nucleação do PPGCF no Brasil. Estes resultados se devem à competência e atuação de seu corpo docente na área de Ciências Florestais. 

Conceito CAPES e Bolsas de Estudo

O Programa possui atualmente o Conceito 4 da Capes e recebe bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), além de poder contar com estudantes estrangeiros que recebem bolsas de seus países de origem ou de organismos internacionais.

Objetivos do Programa

O PPGCF tem por objetivos: 

Geral: qualificar profissionais na área de Ciências Florestais para o exercício de atividades de pesquisa, magistério superior e extensão. 
Específicos: 
- contribuir para a melhoria na qualidade das pesquisas na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal; 
- contribuir com o setor florestal, representado por suas empresas, no tocante a projetos que visem melhor qualidade e maior produção de seus artigos, propiciando com isso integrar os setores acadêmicos e empresariais. 
- qualificar docentes e pesquisadores em Ciências Florestais, de modo a propiciar a aquisição de uma ferramenta teórico-metodológica, fundamentada no domínio de um determinado conteúdo pedagógico-científico, que partindo de uma compreensão contextualizada da realidade, prepare o profissional-pesquisador para intervir na busca de soluções, que traduzam um compromisso político com a maioria da população brasileira, e em particular com a região nordestina. 
- possibilitar a organização de projetos de pesquisas que vivenciem atividades de pesquisa e extensão no âmbito dessas Ciências. 
- estabelecer intercâmbios de cooperação com outras instituições em nível local, regional, nacional e internacional que visem contribuir com o aprimoramento do profissional dessas Ciências em sua dimensão mais ampla. 
- dar continuidade de formação técnico-científica na área de concentração em Ciências Florestais a graduados em Engenharia Florestal e a profissionais de áreas afins, que comprovem exercício atual ou passado no campo da Ciência Florestal.